Hipertensão na Gravidez

 


Estima-se que 10 a 15% das gestantes enfrentam a doença durante o período de nove meses, dado que alerta ainda mais a importância de manter o pré-natal em dia.

Considera-se que uma pessoa está hipertensa quando sua pressão arterial está acima de 140/90 mmhg (catorze por nove).

A partir da apresentação deste quadro, a pessoa pode enfrentar complicações futuras nos vasos, coração, rins, e, em casos de mulheres grávidas, o bebê também é colocado em risco. Em casos como o último citado, é necessário que o acompanhamento médico seja feito para definir com qual tipo de hipertensão o paciente está lidando.

Tipos de hipertensão
A hipertensão gestacional é ocasionada pela gravidez, costuma aparecer na segunda metade do período e permanece apenas durante o mesmo.

Neste caso, embora não apresentam proteínas na urina, há possibilidades de desenvolver pré-eclâmpsia em fases posteriores da gestação, como ocorre em situações de hipertensão agravada com pré-eclâmpsia, quando a pressão elevada da artéria é agravada após o aparecimento de proteinúria.

Já em casos mais graves, encontra-se a pré-eclâmpsia, que é traduzida como uma síndrome multissistêmica em que a hipertensão é diagnosticada sem indícios anteriores.

É comumente acompanhada de edemas, dor de cabeça e distúrbios visuais e pode levar ao estágio mais crítico: a eclâmpsia. Nesta última fase, a doença causa convulsões por disfunções neurológicas.

Em circunstâncias em que a paciente já apresenta histórico de hipertensão – chamada hipertensão prévia -, é necessário ter uma atenção a mais e acompanhar de perto para evitar qualquer complicação. Outra possibilidade é a hipertensão secundária, quando a irregularidade é causada por outras doenças como hipertireoidismo.

Tratamento
Em sua maioria, a hipertensão na gravidez pode ser tratada apenas com remédios via oral, repouso e/ou alimentação correta.

O médico adotará o procedimento correto, que será direcionado de forma singular a cada paciente a partir do resultado de exames solicitados.

De qualquer forma, é necessário atentar-se para manter todos exames em dia e preservar a saúde do bebê e da mãe.
Voltar