Dormir bem pode controlar gene da obesidade, diz estudo

 

Engana-se quem pensa que alimentação e exercícios são as únicas formas de controlar a obesidade. Há uma série de fatores que contribuem para o aumento de peso, como o estresse, metabolismo lento, genética e qualidade do sono. De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, dormir poucas horas por dia pode engordar. As informações são do site Health News.

A pesquisa analisou peso, altura e qualidade do sono de mais de mil irmãos gêmeos e descobriu que dormir menos de sete horas por noite influencia no maior índice de massa corporal. Por outro lado, quem dorme mais de nove horas, elimina as influencias genéticas sobre o peso.

"Quanto mais tempo você dorme, a genética se torna menos importantes para determinar quanto você pesa", explicou Nathaniel Watson, co-diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Washington Centro de Distúrbios do Sono.

Claro, isso não quer dizer que pessoas que dormem mais são necessariamente mais magras, mas o sono acaba com a "tendência a engordar" com facilidade. "Se você dormir bem, os fatores como dieta e atividade se tornarão mais importantes para determinar o seu peso corporal do que a genética", explica Watson.
 

Voltar