DICAS


Setembro Amarelo

Todos os anos são registrados mais de 12 mil suicídios no Brasil. Procure ajuda, converse, você não está sozinho!

Dicas! Veja o que fazer para melhorar a saúde em 2019

Se exercitar, mesmo que por apenas meia hora, trará uma mudança positiva para a saúde.

Novembro Azul

Estamos em novembro,mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Previna-se!

Câncer de Mama

Fique atenta aos sintomas e procure um médico. PREVINIR É UMA DAS MELHORES FORMAS DE LUTAR.

12 sinais que podem indicar problemas no coração.

Saber quais os sinais que podem indicar problemas no coração pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco, por exemplo, ou facilitar o diagnóstico de alguma doença do coração como insuficiência cardíaca. Indivíduos que possuem maiores chances de sofrer com doenças do coração são aqueles que têm antecedentes familiares com problemas de coração, os que estão acima do peso ideal, fumam e possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose. O aneurisma da aorta é um exemplo de doença grave do coração que pode acontecer nesses indivíduos e seu tratamento é feito com cirurgia.

Cinco cuidados básicos que você deve ter com sua saúde

A saúde é o nosso maior bem! Por isso devemos estar sempre atentos ao nosso corpo e cuidar com bastante carinho da nossa saúde! Alguns cuidados simples e básicos já são suficientes para garantir uma vida saudável. Acompanhe o post que preparamos sobre os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde!

Hipertensão na Gravidez

Hipertensão na gravidez atinge número significativo entre gestantes e precisa ser acompanhada ao lado de especialistas A hipertensão na gravidez é um problema que atinge uma parte das brasileiras.

HPV atinge mais da metade dos jovens brasileiros

E em 38,4% desses casos, o vírus é de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Cerca de 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV). Os números foram divulgados na última segunda-feira, 27, e constam em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. Foram entrevistadas ao todo 7.586 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas só 2.669 passaram por testes para detectar a presença do vírus. Do total de casos confirmados, 38,4% das pessoas registraram um dos tipos mais perigosos de HPV, capaz de causar câncer. A maioria dos entrevistados declarou estar em união estável: 41,9% disseram estar namorando e 33,1% casados ou morando com o parceiro. A idade média do início da vida sexual foi de 15,3 anos para mulheres e 15 anos para os homens, e a data da primeira gestação se manteve na casa dos 17,1. Salvador (71,9%), Palmas (61,8%) e Cuiabá (61,5%) foram as capitais que registraram maior incidência do HPV. Com 41,2%, Recife está na outra ponta, como a menos infectada.

Conheça os principais sintomas e como curar o câncer de próstata

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura. Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

Acupuntura pode ser boa aliada no combate ao estresse

Como pode uma agulha colocada em uma área qualquer do corpo levar à redução do estresse, um problema inicialmente emocional? "É que cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro", explica o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba), Ruy Tanigawa. Assim, o método mexe com neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse como ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão, sono perturbado, libido reduzida, hipersensibilidade emocional, dificuldade de concentração e menor disposição para atividades físicas. O método consiste em espetar agulhas de fina espessura (chegam a ser 50% mais finas que as agulhas utilizadas em injeções) em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto. A eficácia da acupuntura no tratamento do estresse foi analisada em um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A pesquisa tratou 20 adultos, sendo 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros de estresse. Após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, constatou-se diminuição de 75% da presença de estresse. Segundo Tanigawa, na prática, poucos pacientes procuram consultórios de acupuntura para tratar estresse. "O que acontece é que a pessoa vai para por outro motivo e, depois de um tempo em tratamento, nota uma sensação de bem-estar que não costumava ter e conclui que estava estressada".

Autismo: Entenda Mais Aqui Sobre Essa Condição

O autismo é identificado no período da infância. As crianças podem apresentar comportamentos autistas logo após o nascimento. Através de alguns comportamentos é possível diagnosticar o autismo. Muitas vezes a criança autista não consegue se comunicar direito, além de apresentar atitudes repetidas. Por isso o comportamento é maio indicador dessa condição. O autismo pode provocar muitos outros sintomas, devido as dificuldades em que a criança ou adulto encontram para estabelecer uma relação ou poder atuar dentro da sociedade. É muito comum ver essa condição associada a depressão. Para que se compreenda melhor sobre o que é o autismo, foi criado este artigo para responder todas as questões que envolvem o tema, entretanto, não substituis a conversa com um especialista da área.

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?

Deve-se tomar cuidado com a nutrição após passar por um procedimento cirúrgico, porque o corpo precisa recuperar a energia lentamente. Dependendo do tipo de cirurgia e da pessoa, o médico irá fazer uma recomendação personalizada. No entanto, em geral, após uma cirurgia, existem alimentos que devem ser evitados e substituídos por uma dieta leve.

Dormir bem pode controlar gene da obesidade, diz estudo

Engana-se quem pensa que alimentação e exercícios são as únicas formas de controlar a obesidade. Há uma série de fatores que contribuem para o aumento de peso, como o estresse, metabolismo lento, genética e qualidade do sono.

6 dicas para melhorar sua qualidade de vida

A qualidade de vida é algo que envolve o seu bem-estar e saúde. Existem muitos pontos que podem ser mudados no nosso comportamento e no modo em que conduzimos o nosso dia-a-dia. Depende de cada um tomar decisões e medidas para viver melhor e mais feliz.

O que você deve saber sobre Colesterol e Triglicérides

Quais são os seus riscos? Você não pode olhar por dentro de suas artérias e verificar se o caminho que o sangue circula constantemente se encontra livre, limpo e saudável, como deve ser. Um exame de sangue serve, literalmente, como um "olho" dentro das artérias, procurando agentes causadores de problemas que possam oferecer ao médico a medida exata do quanto você já caminhou em direção a um ataque cardíaco. Para isso, os testes de colesterol e triglicérides se encontram amplamente disponíveis.